Ganha pontos visitando o comércio local
Aprende
mais sobre mobilidade e eficiência energética
Anda mais
a pé e de bicicleta
Ajuda uma
escola a ganhar um prémio

O que é o Sharing Lisboa?


É um Mercado Social Digital, uma troca de bens e serviços que funciona através de um canal digital – a App Sharing Lisboa - que une pessoas a causas comuns.


Através da adoção de comportamentos sustentáveis todos ganham pontos. Os pontos revertem para uma causa que beneficia toda a comunidade.


O Sharing Lisboa é coordenado pela cidade de Lisboa, que faz parte do programa da União Europeia Sharing Cities. Este projecto junta cidadãos, empresas e governos em cidades como Milão e Londres, com o objectivo de ajudar a melhorar as cidades.

Quem beneficia?


Lisboa terá menos congestionamentos e melhor qualidade do ar.

As escolas tornam-se energeticamente mais eficientes.

O comércio local será mais visitado.

Tu ficas mais saudável e em forma.

Porque nos devemos envolver?


As alterações climáticas são uma realidade e é normal sentirmo-nos impotentes em relação a este problema. Em muitas cidades da Europa há pessoas a mudar os seus hábitos de vida e de consumo.


Alterando a forma como fazes as tuas compras e como te deslocas na cidade, também tu podes ajudar a melhorar Lisboa. Tu podes fazer a diferença – E a tua participação é importante!

Como Funciona?



Descarregar APP


Como participar?


Descarrega a APP

Escolhe a Escola que queres apoiar

Adota comportamentos sustentáveis

Ganha pontos para a tua Escola

Ganha bónus para ti na Rede de Comércio Local


Comportamentos que dão pontos:


Andar a pé

Andar de Bicicleta

Carregar veículos elétricos nos postos da rede Mobi-E

Visitar o comércio local

Responder a quizzes sobre energia e mobilidade



As Escolas participantes também ganham pontos quando conseguem aumentar a sua eficiência energética.

O seu comportamento e o teu comportamento irão ditar a Escola vencedora.

Vamos ajudar uma escola a ganhar um prémio!

Escolas participantes


Estas três escolas competem entre si para um prémio final. As escolas deverão reduzir o seu consumo energético da Escola, durante o ano letivo, relativamente ao consumo do ano anterior. Para o efeito, serão monitorizados em contínuo, os consumos de eletricidade das escolas, através dos dados recolhidos pelos contadores de telecontagem existentes nas Escolas.

Cada Escola deverá adotar comportamentos de eficiência energética para ganhar pontos e, simultaneamente, deverá unir esforços apelando ao apoio da comunidade envolvente para que contribua ativamente gerando pontos para a sua Escola através da utilização da App Sharing Lisboa e da adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Lojas aderentes


Prémios


As 3 Escolas participantes receberão Prémios em equipamentos ou serviços, destinados à melhoria energética-ambiental e/ou requalificação energética.


Os prémios a atribuir têm por base a pontuação obtida por cada Escola, nos termos do presente Regulamento Sharing.


Os prémios terão o valor de 20.000€, para a Escola com maior pontuação, e de 5.000€ para as outras duas Escolas.


Em caso de empate, a Escola vencedora será a que tiver obtido a maior pontuação com origem na poupança energética gerada na própria Escola, de acordo a alínea i) do Ponto 3 do presente Regulamento.


Mais informações consultar o Regulamento Sharing Lisboa - Mercado Social Digital



AVISO LEGAL: A única responsabilidade pelo conteúdo publicado é dos autores. Não reflete necessariamente a opinião da Agência de Execução para a Inovação e as Redes (INEA) ou da Comissão Europeia (CE). A INEA e a CE não são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito das informações aqui contidas.

Sobre nós


O Sharing Lisboa desenvolve-se no âmbito do programa europeu Sharing Cities, que une municípios, cidadãos, empresas, em Lisboa, Milão e Londres, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades, através do recurso às novas tecnologias e ao envolvimento e aproximação dos cidadãos.


O Sharing Lisboa envolverá três escolas da zona de intervenção do projeto, que competirão entre si para a obtenção de um prémio final. Para isso, deverão adotar comportamentos que melhorem a eficiência energética da escola, por forma a ganhar pontos e, simultaneamente, unir esforços apelando ao apoio da comunidade envolvente para que se registe na App e contribua ativamente gerando pontos para a sua causa.


Ao registar-se na App cada utilizador escolhe a Escola que quer apoiar. Ao detetar comportamentos sustentáveis por parte do utilizador, a App irá gerar pontos que são transferidos para a Escola que o utilizador selecionou inicialmente e, em simultâneo, créditos que permitem ao utilizador beneficiar de bónus a usufruir no comércio local.

Quantos mais pontos um utilizador gerar, mais pontos são transferidos para a Escola que apoia e mais créditos consegue acumular. Por outro lado, o número de bónus disponíveis aumentará na medida do crescimento da comunidade de comércio local Sharing Lisboa.


Esta primeira experiência do Sharing Lisboa será desenvolvida durante o ano letivo 2018-2019. A competição, com a respetiva contabilização de pontos, tem início às 11h30 do dia 9 de novembro de 2018 e termina às 23h59 do dia 30 de maio de 2019, sendo o anúncio da classificação final no dia 31 de maio de 2019.

Parceiros Sharing Cities